Como saber se o ouro é verdadeiro: os 12 melhores testes para detetar falsificações

Como saber se o ouro é verdadeiro: os 12 melhores testes para detetar falsificações
Barbara Clayton

Índice

Como saber se o ouro é verdadeiro? Já alguma vez encontrou alguém a tentar vender jóias ou barras de ouro e sentiu que o preço era demasiado bom para ser verdade?

Como é que sabes que não pegaste num pedaço de prata e o pintaste de ouro?

O ouro sempre ocupou um lugar especial em várias culturas.

Desde a antiguidade que é utilizado como moeda e em cerimónias religiosas.

Imagem de Algirdas Gelazius via Shutterstock

Mãos de raparigas com pulseiras douradas

Por causa de mineração limitada O ouro é altamente valioso devido à sua utilização generalizada como forma de dinheiro e ao seu preço em alta.

Tal como outras pedras preciosas e metais, o ouro é falsificado em grandes quantidades. Não se preocupe! Com alguns testes simples (alguns deles custam zero dólares), pode evitar jóias de ouro falsas.

Como surgiu o ouro? do passado ao presente

O ouro é um metal precioso que a humanidade utiliza desde os primórdios da civilização e que, apesar de ser relativamente raro, tem sido uma moeda universal em muitas culturas e sociedades.

Devido à sua textura amarela brilhante e à sua incrível maleabilidade, tem sido um dos favoritos para fabrico de jóias e peças de arte ao longo da história.

O ouro é parte integrante da cultura do Antigo Egipto desde 3000 a.C. Os astecas consideravam-no como o "excremento do deus".

Trata-se de um material raro que começou por ser extraído de rios e depois escavado em minas, tendo sido descoberto em todo o mundo - desde locais remotos como a antiga Austrália até áreas enormes como a África do Sul.

O ouro é comestível (!) e tem sido utilizado como um elemento de guarnição Os egípcios começaram a utilizá-lo há cerca de 5000 anos e depois espalharam-se pelo mundo - da civilização oriental à Europa.

Imagem de Eqroy via Shutterstock

Pastelaria eclair de chocolate com folha de ouro comestível

O ouro é uma escolha popular para as pessoas quando procuram um investimento sustentável, devido à sua escassez, que é suficientemente baixa para o tornar desejável na sociedade atual, mas não demasiado baixa para se tornar inútil.

Veja também: Significado do anjo número 123 (Amor, Alma Gémea, Carreira + Mais)

De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, foram escavadas cerca de 197 576 toneladas de ouro (até 2019) desde o início e a reserva subterrânea é de quase 54 000 toneladas.

As barras de ouro são comercializadas com pesos definidos, como onças ou gramas, mas as moedas que pode comprar no eBay são divertidas de colecionar.

Como saber se o ouro é verdadeiro: De que são feitos os artigos de ouro falsos?

Para compreender as propriedades das contrafacções, é necessário conhecer a composição dos artigos genuínos. A unidade de medida da autenticidade é o quilate e existem várias denominações de 24 a 8 quilates.

Um artigo em ouro de 24 quilates é puro porque tem 99,9% de elemento de ouro Pelo contrário, uma peça de 14k contém apenas 58,3% de ouro e o resto é uma liga metálica composta por dois ou vários metais (que podem ser prata, cobre, níquel e zinco).

Imagem de Zlataky Cz via Unsplash

Moedas e barras de ouro

Os seus artigos de ouro, como jóias ou moedas, terão uma liga metálica devido à natureza macia do ouro de 24k, que é demasiado flexível para manter uma forma firme.

Lembre-se de que uma peça de joalharia ou uma moeda pode ser genuína sem parecer ouro. Por exemplo, o ouro branco é 75% ouro puro e 25% liga de níquel e zinco. Imita a platina, mas é semelhante ao ouro de 18k.

Por outro lado, artigos de ouro contrafeitos são feitas de materiais completamente diferentes e têm apenas um fino revestimento de ouro no exterior. Algumas variações comuns e populares de imitação são

A) Jóias folheadas a ouro

O revestimento significa a adição de uma fina camada de ouro sobre o metal existente, que é maioritariamente prata ou cobre. Devido à utilização de ligação química ou eletroquímica O revestimento dura anos e não lasca como a tinta ou o verniz, que podem lascar.

Pulseiras em ouro chapeado

As jóias folheadas não são tão caras como um artigo de ouro maciço, mas continuam a ter algum valor e criam um aspeto agradável para qualquer tipo de ornamento.

B) Jóias com enchimento de ouro

As jóias com enchimento de ouro são uma forma de os consumidores obterem os benefícios do ouro sem pagarem o preço mais elevado. camada de ouro maciço num metal de base, como a prata de lei ou o núcleo de latão.

É diferente do revestimento porque utiliza uma camada de ouro de 18 quilates com mais de um átomo de espessura e tem uma qualidade muito superior.

Este tipo é popular porque pode ser usado durante anos e nunca perder o seu brilho, enquanto as jóias revestidas só se mantêm brilhantes durante alguns anos antes de terem de ser novamente revestidas.

C) Bronze e latão (ligas de cobre)

As populares ligas de cobre (bronze e latão) são o tipo mais comum de contrafação. Entre elas, o latão (liga de cobre-zinco) tem uma utilização mais alargada para a imitação de ouro, devido ao facto de manter a sua cor dourada durante mais tempo do que o bronze (liga de cobre e estanho).

Uma liga de cobre-níquel (cuproníquel) também reflecte uma cor dourada, mas não é utilizada para fazer jóias devido às alergias ao níquel.

D) Artigos em ouro de 9 quilates ou menos

Nos Estados Unidos, tudo o que for inferior a 10k (o que significa menos de 41,7% de ouro) não pode ser rotulado como ouro. Esse limite é de 8k na Alemanha.

E) Ouro de tolo

Imagem de Suto Norbert Zsolt via Shutterstock

O mineral pirite, também conhecido como ouro dos tolos

O ouro de tolo é uma alcunha para um sulfureto de ferro chamado pirite. As pessoas confundem-no muitas vezes com o verdadeiro, devido ao seu brilho metálico e à sua cor amarela latão. No entanto, este mineral é frágil e produz resíduos em pó quando riscado.

Decodificando o precioso: como saber se o ouro é real

É possível saber se o ouro é autêntico ou falso só de olhar para ele? Não. Mas há alguns aspectos a ter em conta que podem oferecer uma pista, e vamos entrar em pormenores.

Existem alguns sinais reveladores de que o seu ouro pode não ser verdadeiro se estiver a olhar com atenção suficiente:

1) O teste do olho: verificar a cor

Não é um teste muito fiável porque apenas o ouro não contaminado não muda de cor com o tempo. Qualquer coisa feita de ouro de 24 quilates (99,9%) apresenta uma cor quase amarelo-alaranjada e não muda muito em circunstâncias normais.

As jóias feitas de ouro de 18k (uma cor rica e amanteigada) ou de 14k (uma cor amarelo palha) mudam de cor com o tempo devido à liga de cobre ou prata que contêm. No entanto, o uso de jóias de ouro falsas escurece-as rapidamente, uma vez que contêm latão ou aço.

A única regra geral para o ouro é a sua aparência: o ouro tem um "brilho metálico" e a sua superfície não deve apresentar quaisquer sinais de corrosão. Embora os elementos externos possam manchar o ouro ao longo dos anos de utilização, este apresenta-se em diferentes cores, mas deve ter sempre um acabamento uniforme.

2) O teste do carimbo: procurar a marca distintiva e a marca da letra

Procure a marca no fecho ou na banda interior de uma peça de joalharia, uma vez que esta indica a percentagem de ouro nesse item. A marca Hallmark é uma norma internacional para denotar a pureza de metais valiosos. No entanto, não é infalível, uma vez que qualquer pessoa pode gravar essas marcas. Por outro lado, as marcas de letras referem-se sobretudo a jóias banhadas a ouro, que não são verdadeiras.

Selos Hallmark

As marcas do sistema Karat são:

  • 24k (999)
  • 23k (958.3)
  • 22k (916)
  • 20k (834)
  • 18k (750)
  • 15k (625)
  • 14k (583.3)
  • 10k (417)
  • 9k (375)
  • 8k (333)

As marcas significam que o ouro de 24k tem 99,9% de ouro, enquanto o de 8k contém apenas 33,3% de ouro. Nos Estados Unidos, qualquer coisa inferior a 10k não é considerada ouro, enquanto 8k é o limite mínimo em marcadores alemães.

Imagem de Arvind via Wikimedia Commons

Anel de ouro com inscrição em quilates

Por vezes, o carimbo encontra-se num local diferente, mas vale sempre a pena ver se há alguma marca.

Marcações de letras

Se vir alguma das seguintes marcas de letras numa peça de joalharia, evite-a porque não é genuína.

  • GP (banhado a ouro)
  • GE (galvanizado a ouro)
  • GF (com enchimento de ouro)
  • GEP (galvanizado a ouro)
  • HGP (Heavy Gold-plated)
  • HEG (Eletrodeposição de ouro pesado)

Estas letras deixam claro que estas peças só têm um aspeto dourado devido ao revestimento. A base será de outro tipo de materiais, como a prata, o cobre ou o níquel.

3) O teste cutâneo: esfregar o ouro

O ouro não reage com a pele e resiste a sabões, detergentes e muitas outras substâncias que fariam com que qualquer outro metal mudasse de cor ou até corroesse até ao esquecimento.

Esfregue suavemente o ouro com um pouco de pele para ver se ocorre alguma reação! Se não houver qualquer alteração, nem na sua pele nem na peça de ouro, há grandes probabilidades de a sua joia se manter bonita durante anos. As falsas transformarão o ponto de contacto da sua pele em verde, preto ou azul.

Não se esqueça de lavar bem as mãos porque os elementos químicos da maquilhagem ou da base líquida podem alterar os resultados.

No entanto, este o teste é infalível Por exemplo, se tiver uma peça de ouro de 15k (que contém apenas 62,5% de ouro), esta pode ainda assim reagir com a pele devido a outros elementos metálicos.

O revestimento exterior do ouro chapeado vai-se desgastando com o tempo, uma vez que o ouro é macio e essa camada é bastante fina. Se tiver usado algum objeto de ouro durante algum tempo, inspeccione as extremidades e as partes que tocam na sua pele ou roupa. Ver outra cor por baixo significa que é falso ou revestido.

Também é possível verificar se o seu ouro foi revestido com prata, esfregando vigorosamente os dedos sobre ele e vendo se consegue sentir uma textura áspera. Se sim, então não há ouro por baixo; apenas tinta.

4) Como saber se o ouro é verdadeiro: o teste de tamanho e peso

O peso e o tamanho são mais dois testes que ajudarão a resolver o mistério de como saber se o ouro é verdadeiro. O ouro é pesado e denso. Pesa mais do que outros metais, o que significa que é uma óptima forma de saber se o seu as jóias foram adulteradas .

Ellery bangles floral beautiful

O peso do ouro será sempre o mesmo, cerca de 19,3 gramas por centímetro cúbico (cc). Outros metais conhecidos são muito mais leves - o chumbo tem 11,34 g/cc, o cobre tem 8,96 g/cc e o alumínio tem 2,7 g/cc.

Se a joia pesa menos do que deveria pesar para o seu tamanho, então há uma boa hipótese de ter sido adicionado algo para a fazer parecer maior (como latão ou aço).

5) O teste do íman: puxa ou não puxa?

O ouro não reage com um íman porque não é magnético. Se suspeitar que o seu ouro pode estar diluído, experimente isto para ver se o metal tem propriedades ferrosas.

Utilizar um robusto íman de neodímio porque um íman de cozinha é demasiado fraco para atrair as misturas metálicas que se encontram no interior de uma peça de ouro. Aproxime o íman da peça. Se ele se mover para a frente, está perante uma peça falsa.

Este é um teste simples, mas não garante de forma alguma a autenticidade do ouro. Os artigos de ouro verdadeiro podem ser ligados a metais ferromagnéticos Pelo contrário, as contrafacções podem conter metais não magnéticos, como o cobre e o aço inoxidável.

6) O teste de raspagem da cerâmica

Para ver se o seu ouro é verdadeiro, tente arranhá-lo com um cerâmica não vidrada Empurre suavemente o objeto sobre a superfície cerâmica e arraste-o um pouco.

Se deixar um traço amarelo, está perante um artigo de ouro genuíno. Um traço preto acastanhado pode significar que se trata de uma imitação ou ouro de tolo (pirite) .

Veja também: Propriedades da Calcita Rosa, Poderes, Benefícios de Cura & Usos

Um teste de cerâmica não danifica o ouro, exceto se deixar um ligeiro risco na superfície.

7) Como saber se o ouro é real: o teste da flutuação

Pegue num frasco ou jarro e encha pelo menos metade com água. A temperatura da água não tem qualquer efeito neste teste, pelo que pode utilizar água à temperatura ambiente ou morna.

Deixe cair a sua peça de ouro suavemente na água e veja o que faz. Uma peça de ouro genuína é densa e pesada, pelo que se afundará rapidamente no fundo do recipiente. As contrafacções são susceptíveis de flutuar ou afundar-se lentamente.

8) O Teste da Água: Medir a Densidade

O teste de densidade envolve o peso de uma barra ou moeda de ouro em comparação com a quantidade de água que desloca. Se o item for genuíno, será mais pesado do que a água, e o aumento de peso é proporcional à pureza. Se houver quaisquer outros aditivos no seu ouro, como o cobre, então será muito mais leve do que deveria ser.

Para este teste, é necessária uma balança de cozinha, um recipiente com marcas de medição e água. Siga estes passos:

  1. Anote o peso do seu objeto de ouro na balança, em gramas.
  2. Pegue num cilindro ou frasco com marcações em centímetros cúbicos ou milímetros. Encha cerca de metade com água e registe o nível inicial da água.
  3. Com uma mão suave, deixa cair a peça de ouro no recipiente e anota o novo nível de água.
  4. Subtrair a primeira leitura da segunda e dividir o peso do artigo por este número.

O resultado deve ser próximo de 19,3 g/mL, o que é densidade padrão do ouro Em comparação, o cobre tem apenas 8,96 g/mL de densidade. A densidade dos artigos em ouro de 18k e 14k é de 16,5 g/mL e 14,0 g/mL, respetivamente. As densidades das ligas variam consoante a quantidade de ouro presente.

9) Como saber se o ouro é verdadeiro: a arma secreta: testes de ácido

Como saber se o ouro é verdadeiro? Quando não reage com nenhum elemento ácido, pode usar vinagre ou ácido nítrico para descobrir a sua autenticidade.

A) Teste com vinagre

O ouro é quase inerte, pelo que o elemento ácido do vinagre não pode alterar a sua cor ou propriedades. Utilize vinagre branco, uma vez que é o mais ácido de todos os tipos.

Basta adicionar algumas gotas de vinagre à peça de joalharia e ver se a mudanças de cor Dê-lhe pelo menos 15 minutos para garantir tempo suficiente para que o vinagre se instale e provoque uma reação.

B) Teste do ouro com ácido nítrico

O ácido nítrico não reage com o ouro, mas pode derreter os metais comuns em artigos falsificados. Uma aplicação descuidada pode arruinar o ornamento.

Utilize uma pedra de toque ou um gravador de jóias para criar um risco minúsculo mas ligeiramente profundo numa peça que não seja facilmente visível. Deite algumas gotas de ácido sobre a marca do risco e, se torna-se verde ou branco-leitoso A peça não é verdadeira.

Pode fazer o mesmo teste com água régia (75% de ácido nítrico e 25% de ácido clorídrico), que também pode derreter ouro. Deite uma gota na marca do risco para ver se desaparece. Se desaparecer, a sua peça de joalharia é genuína.

10) Os testes electrónicos

Se ainda não está convencido sobre estes testes para saber se o ouro é verdadeiro, experimente um teste eletrónico. Máquina Sigma Metalytics dará resultados exactos em segundos.

A máquina utiliza ondas electromagnéticas para detetar a resistência dos metais de um artigo. Assim, se a sua peça tiver um revestimento dourado com cobre ou níquel por baixo, esta ferramenta pode detetar essa diferença.

Verificador de metais preciosos

No entanto, a máquina é precisa Para verificar a autenticidade de uma peça de joalharia, utilize qualquer uma das máquinas de teste de ouro disponíveis no mercado.

11) Como saber se o ouro é verdadeiro: o teste do raio X

Um espetrómetro XRF dar-lhe-á a resposta mais exacta sem danificar o bem precioso de forma alguma. Pode examinar qualquer tipo de artigo em ouro com esta máquina.

Um espetrómetro envia raios X através de qualquer objeto para carregar os seus átomos para um nível de energia mais elevado. Quando os átomos carregados arrefecem, eles libertar radiação que o espetrómetro pode detetar e analisar.

A radiação do ouro é diferente da de qualquer outro metal, pelo que será fácil identificar a autenticidade do seu artigo.

12) O teste do joalheiro

O ideal é recorrer a um joalheiro para testar o ouro verdadeiro ou falso, pois são profissionais treinados para o efeito e têm acesso a equipamento e a diferentes produtos químicos que podem determinar se o peso, a forma, a cor ou a pureza do ouro estão correctos.

Imagem de Bibiphoto via Shutterstock

Joalheiro inspecciona anel de prata com ácido

Muitas joalharias oferecem serviços de ensaio Esta taxa vale bem a pena a tranquilidade de saber que os seus metais preciosos não são enchimentos de ouro ou metais menos caros.

Como saber se o ouro é verdadeiro: testes de bónus (não altamente recomendados)

Estes testes não são muito recomendados porque não dão resultados conclusivos. No entanto, não custam nada e não danificam de forma alguma o seu precioso ouro. Por isso, porque não experimentá-los?

A) O teste de som

Bata na peça de ouro com um objeto metálico e ouça o seu som. O ouro produz um som agudo, som sonoro Outros metais semelhantes ao ouro, como o cobre ou o zinco, criarão um som mais fraco e mais curto.

No entanto, não se pode confiar totalmente no resultado porque o som de um artigo de 24k e 18k não será o mesmo, embora ambos sejam genuínos.

B) O teste da mordedura

Pode verificar a autenticidade do ouro mordendo-o, o que não é fiável mas é muito popular. Deve ter visto atletas olímpicos a morder as suas medalhas de ouro. Isto é feito porque o ouro é um metal muito macio, pelo que pode ser facilmente mordido e as marcas dos dentes aparecerão na superfície.

Atleta a morder a medalha de ouro

Quanto mais pura a peça, mais profunda a marcas de dentes A textura do ouro é também muito mais suave do que a de outros metais, como a prata e o níquel, tornando-o mais fácil de mastigar e de identificar em comparação.

A linha de fundo

Se os seus objectos de ouro passarem nos testes acima mencionados, então parabéns! Pode agora usá-los com orgulho, sabendo que os belos objectos não são apenas para mostrar, mas que têm um valor real. Se, no entanto, os métodos de bricolage não conseguirem dissipar a sua confusão sobre como saber se o ouro é verdadeiro, tente obter uma segunda opinião de alguém que saiba destas coisas ou recorra a um serviço profissional.

Secção FAQs

P. Como é que se verifica o ouro?

A. Uma forma rápida de identificar se algo contém ouro de imitação seria observar atentamente a cor do metal em superfícies especialmente brilhantes, como lâmpadas. O verdadeiro ouro de 24 quilates tem uma tonalidade quase amarelo-alaranjada nessas superfícies, enquanto os metais baratos apresentam frequentemente uma tonalidade amarelo-ouro.

As formas de testar se algo feito de ouro é falso incluem se enferruja ou não ou se parece pesado em comparação com o seu tamanho. Normalmente, os joalheiros testam as pedras preciosas usando ácido porque o ouro não é reativo.

P. O ouro verdadeiro cola-se a um íman?

A. Não. O ouro é naturalmente um metal não magnético. Por isso, um íman não pode atrair um artigo de ouro de 24 ou 22 quilates. Mas os artigos de ouro de 18, 14 ou 10 quilates têm uma quantidade significativa de liga metálica misturada. É possível retirá-los com um íman se esses metais forem ferromagnéticos.

P. Como distinguir entre artigos dourados e banhados a ouro?

A. Os testes do íman e do ácido são a melhor forma de distinguir entre ouro não adulterado e artigos folheados a ouro. Uma peça de ouro maciço não reagirá a estes testes. A verificação do peso é outro bom método, uma vez que uma peça folheada a ouro será mais leve do que um ouro autêntico de tamanho semelhante.

Naturalmente, a melhor maneira de obter o resultado correto é utilizar uma máquina Sigma Metalytics ou um espetrómetro XRF.

P. Como posso saber se o meu ouro de 24K é puro?

A. Verifique a marca e a cor. Um tom amarelo-alaranjado brilhante com letras ou números, como "24k" ou "999", estampados em algum lugar, dá uma indicação primária sobre a sua autenticidade. Além disso, não apresentará nenhum magnetismo e nenhum tipo de reação ácida.

P. Como posso examinar a autenticidade do ouro em casa?

A. Usar vinagre é o método mais fácil porque todos temos vinagre em casa. Também pode esfregá-lo com a sua pele para ver a cor da sua pele ou da peça de ouro mudar.

P. O vinagre pode dizer se o ouro é genuíno?

A. Até certo ponto, sim, embora não se deva confiar totalmente no resultado e se deva examinar os artigos também com outros testes. O ouro forjado fica preto ou verde devido à presença de outros metais. Algumas contrafacções também podem criar fumo ou provocar um som de estalido.

P. Como é que se pode testar o ouro em casa sem ácido?

A. Sem utilizar qualquer líquido ácido, pode verificar a autenticidade de uma peça de ouro riscando-a com uma cerâmica ou testando-a com um íman potente. Esfregar com a pele também funciona. Também pode bater suavemente com outro metal para ver se produz um som longo e sonoro. O teste da mordidela também funciona, mas deixará marcas de dentes na peça.




Barbara Clayton
Barbara Clayton
Barbara Clayton é uma renomada especialista em estilo e moda, consultora e autora do blog Style by Barbara. Com mais de uma década de experiência na indústria, Barbara se estabeleceu como uma fonte de referência para fashionistas que buscam conselhos sobre todas as coisas relacionadas a estilo, beleza, saúde e relacionamento.Nascida com um senso de estilo inerente e um olho para a criatividade, Barbara começou sua jornada no mundo da moda ainda jovem. Desde esboçar seus próprios designs até experimentar diferentes tendências da moda, ela desenvolveu uma profunda paixão pela arte da autoexpressão por meio de roupas e acessórios.Depois de se formar em Design de Moda, Barbara aventurou-se no mundo profissional, trabalhando para prestigiadas casas de moda e colaborando com designers de renome. Suas ideias inovadoras e compreensão aguçada das tendências atuais logo a levaram a ser reconhecida como uma autoridade em moda, procurada por sua experiência em transformação de estilo e marca pessoal.O blog de Barbara, Style by Barbara, serve como uma plataforma para ela compartilhar sua riqueza de conhecimento e oferecer dicas e conselhos práticos para capacitar as pessoas a liberar seus ícones de estilo internos. Sua abordagem única, combinando moda, beleza, saúde e sabedoria de relacionamento, a distingue como um guru de estilo de vida holístico.Além de sua vasta experiência na indústria da moda, Barbara também possui certificações em saúde etreinamento de bem-estar. Isso permite que ela incorpore uma perspectiva holística em seu blog, destacando a importância do bem-estar interior e da confiança, que ela acredita serem essenciais para alcançar o verdadeiro estilo pessoal.Com um talento especial para entender seu público e uma dedicação sincera para ajudar os outros a alcançarem o melhor de si, Barbara Clayton se estabeleceu como uma mentora confiável nas áreas de estilo, moda, beleza, saúde e relacionamentos. Seu estilo de escrita cativante, entusiasmo genuíno e compromisso inabalável com seus leitores fazem dela um farol de inspiração e orientação no mundo em constante evolução da moda e do estilo de vida.