Qual é o significado de um Ankh & 10 razões poderosas para usá-lo

Qual é o significado de um Ankh & 10 razões poderosas para usá-lo
Barbara Clayton

Jóias Ankh, Significado Ankh. Quem não gosta de simbolismo poderoso?

Adoramos adornar o nosso corpo com pequenas formas ou desenhos e se eles também disserem coisas profundas e espectaculares, o que poderia ser melhor?

Não há dúvida de que o antigo símbolo egípcio Ankh tem um aspeto maravilhoso.

Imagem de Aladdinslampjewelry via Etsy

Colar ankh real grande

De facto, um dos seus principais significados é o mais importante: a própria vida. Vamos aprender alguns segredos das jóias feitas com este fantástico signo!

O que é o símbolo Ankh?

Imagem via Macys

Pendente Ankh com diamantes

Juntamente com a mão Hamsa, o símbolo egípcio Ankh é um dos símbolos mais antigos, mais conhecidos e mais poderosos do mundo. A parte inferior, cerca de 80%, é uma cruz. As barras horizontais da cruz são frequentemente curvadas, inchando para fora nas suas pontas.

A parte superior do Ankh egípcio é um laço, o que o distingue da cruz cristã. Este símbolo, quer seja utilizado em joalharia ou não, tem um grande significado para muitas pessoas, por razões muito variadas, e é um elemento permanente da história do Egipto.

Veja também: Os 10 melhores cristais para luto, perda e trauma

Significado do símbolo Ankh

Imagem via Macys

Pendente de diamante para homem com chave grega e cruz ankh

Não há dúvida de que o símbolo do ankh tem mais significados individuais do que a maioria dos signos existentes. No entanto, provavelmente o significado mais consensual e possivelmente "oficial" do símbolo do Ankh é "vida". Também é traduzido como "sopro da vida" e pode ser referido como a "chave da vida".

Os egípcios, tal como muitas outras civilizações, tinham uma ideia muito desenvolvida da vida depois da morte, pelo que o símbolo Ankh não se refere apenas à vida na Terra tal como a conhecemos, mas também à vida depois da morte.

Também pode representar o encontro entre o sol e a terra e os órgãos genitais do homem e da mulher. Como se pode ver, estes significados têm alguma relação com a ideia de vida.

Imagem via Macys

Pulseira de safira em forma de cruz ankh

Como iremos explorar daqui a pouco, devido à sua associação com a vida após a morte, o símbolo Ankh é frequentemente encontrado em túmulos, enterrado com corpos ou em hospitais.

Foi usado por muitos hippies nos anos 60 e 70 para mostrar o seu desdém pelo materialismo.

Símbolo do Ankh - Ankh em jóias, Antigo Egipto, Deuses e Realeza

Imagem via Zales

Brincos Ankh em prata de lei com banho de ouro de 14k

Uma das componentes do simbolismo do símbolo Ankh é a sua associação a muitos deuses e deusas egípcios. É outra forma de o símbolo ser importante e versátil, com significados complexos e variados. Uma deusa proeminente frequentemente representada com o símbolo Ankh é Ísis, deusa da fertilidade, da magia e da cura.

Além de ser a esposa de Osíris, governante do mundo subterrâneo, Ísis era também a primeira filha de Geb e Nut, deus da terra e deusa do céu. Quanto ao mundo subterrâneo, Ísis é frequentemente representada segurando um ankh nos lábios de uma alma para reanimá-la e dar-lhe vida eterna. Assim, o significado de vida eterna dado ao símbolo egípcio ankh.

Imagem via Macys

Anel Ankh de Diamante

A deusa Neith também está ligada ao símbolo egípcio do ankh. É a deusa da guerra e da tecelagem. Nos festivais para Neith, os egípcios queimavam lâmpadas de óleo para refletir as estrelas e fazer uma imagem espelhada da terra e do céu. Isto liga-se ao ankh (que Neith é representada segurando) porque o ankh é muitas vezes pensado como um espelho.

Veja também: Propriedades da Calcita Rosa, Poderes, Benefícios de Cura & Usos

Lembre-se de que liga a vida terrena à vida depois da morte, e os egípcios pensavam na vida depois da morte como uma imagem espelhada da vida terrena. De facto, quando os antigos egípcios faziam espelhos reais, faziam-nos com a forma de Ankhs. Tudo se encaixa!

Além disso, a antiga rainha Nefertiti é retratada a receber um símbolo Ankh de Ísis. Depois disso, muitos outros reis receberam-no como um símbolo de longa vida para eles.

O que é que a forma do Ankh representa?

Imagem de Aceelegance via Etsy

Colar ankh em ouro maciço

A forma oval e os círculos podem ser interpretados de várias maneiras. A forma do Ankh é por vezes considerada como o sol nascente.

Naturalmente, ao longo dos anos, devido à componente de cruz do Ankh, este foi comparado a uma cruz cristã ou considerado simplesmente como uma outra versão da mesma.

Jóias Ankh Hoje

Beyoncé com um pingente de ankh

Na década de 1990, as jóias Ankh entraram em voga em todo o mundo. Ainda estão na moda, com celebridades como Katy Perry, Beyonce e Rihana a usá-las. O símbolo unissexo é muito versátil em colares, brincos, pulseiras, amuletos e até anéis. A vida e a vitalidade nunca passarão de moda e nunca deixarão de ser símbolos profundos.

Jóias Ankh, Cristianismo, Vida Eterna -Devo usar a Ankh?

Imagem via Zales

Brincos de diamante côncavo quadrado com ankh

A cruz cristã e o símbolo do Ankh são objeto de alguma controvérsia e de algumas dúvidas. É possível que tenha ouvido dizer que a cruz cristã teve origem no símbolo do Ankh e que esta é provavelmente uma versão simplificada do desenvolvimento da cruz cristã.

O cristianismo chegou ao Egipto no século I d.C. Alguns acreditam que os cristãos usaram uma combinação do Ankh e de um símbolo do Staurograma, uma representação de Cristo na cruz, para criar uma versão inicial da cruz cristã. A versão atual tem barras horizontais mais rectas e tornou-se distinta do Ankh egípcio.

Imagem de Papadelijewellery via Etsy

Brincos Ankh

Há muitos rumores ou noções sobre o uso de cruzes invertidas ou de cruzes que são de alguma forma diferentes de uma cruz cristã normal, que podem ser vistas como sacrílegas ou blasfemas de alguma forma.

Pode não querer usar um colar Ankh como substituto direto de uma cruz cristã. Mas pode ser usado para fins de espiritualidade e como símbolo de vitalidade. A maioria das grandes religiões tem alguma noção da vida após a morte e da passagem desta vida para a outra. Por isso, não deve haver razão para não usar jóias que sejam um símbolo disso. Faça o que sente, boo!

Onde comprar jóias com ankh

Imagem via Macys

Brincos em forma de cruz com ankh

Embora sair e ir às compras seja sempre fantástico, convenhamos que precisa da seleção que só encontrará online. Pode ver a nossa seleção aqui, mas também pode tentar a Etsy ou a Amazon.

Jóias Ankh FAQs

P. É desrespeitoso usar um Ankh?

Rihana com um pendente ankh

A. O Egipto é um país africano, e quando os caucasianos ou pessoas de várias culturas se inspiram na cultura africana, pode parecer que estão a tirar algo que não é deles.

Bem, se tiveres uma convicção contra a apropriação cultural, provavelmente não quererás usar um colar Ankh ou qualquer outra peça de joalharia. Nesse caso, não o farás, e isso faz sentido para ti. Mas podes encarar a questão como uma questão de olhar para os vários elementos da cultura no mundo e escolher aqueles de que gostas.No entanto, é possível que haja uma ou duas sobrancelhas levantadas.

P. O símbolo do Ankh é contra o cristianismo?

Imagem via Aletia

Ankh egípcio na igreja católica

A. O símbolo do Ankh já existia antes do cristianismo e não é necessariamente um símbolo que promova uma religião em particular, mesmo que, por vezes, possa ser adotado por tradições não cristãs. A sua semelhança com o que viria a ser a cruz cristã não faz dele um rival ou uma imitação de qualquer tipo e não significa que seja contrário à ideologia do cristianismo.

P. O Ankh dá sorte?

R. O ankh é definitivamente usado como um amuleto de boa sorte. Uma vez que tem tudo a ver com a vida, uma forma de "boa sorte" que traz é a longevidade. É bastante azarado se estiver morto.

P. Qual é o poder do Ankh?

A. Os antigos egípcios usavam o Ankh para curar e para poderes mágicos semelhantes. Era ritualístico. Hoje, bem, outras coisas são usadas para curar e o Ankh está mais associado à força e à prosperidade. Agora, o equilíbrio é importante na vida ao ponto de poder ser considerado um poder. O Ankh é muitas vezes pensado como uma ferramenta para trazer o equilíbrio do utilizador entre duas forças opostas (como, por exemploexemplo, entre a vida terrena e a vida após a morte).

P. Quem usa um Ankh?

Imagem via Film Magic

Rihanna com um colar ankh

A. Nos tempos antigos, os reis e rainhas egípcios da vida real eram frequentemente representados a receber uma ankh de uma divindade que existia na mitologia egípcia. Mas, embora os colares de ankh e outras jóias fossem usados em rituais, não havia necessariamente uma pessoa ou uma categoria de pessoas em particular que devesse usar uma ankh.

Hoje em dia, como é frequentemente o caso, qualquer símbolo pode ser usado por qualquer pessoa, e pessoas de todo o mundo decidem usar o símbolo do ankh. No final dos anos 60, os hippies americanos começaram a usar regularmente o ankh. Mais tarde, as pessoas do movimento grunge associado à música dos Pearl Jam, Nirvana e outros, ficaram conhecidas por usar jóias com o símbolo do ankh.

Nunca saiu de moda depois dos anos 90 e, com celebridades modernas como Beyoncé, Iggy Azalea e Katy Perry a usarem jóias com o símbolo do ankh, continua tão proeminente e popular como sempre.

P. O que significa o símbolo egípcio Ankh?

Ankh egípcio

A. A definição mais comum do que o Ankh representa é a vida, incluindo a vida longa e/ou a imortalidade. Ele faz a ponte entre este mundo e o além, e também pode trazer prosperidade e força.

P. O Ankh africano representa o quê?

África e pendente ankh

A. É um símbolo com um laço no topo, sendo o laço por vezes visto como uma janela para a vida após a morte ou, em alternativa, o sol nascente. Como tal, tem uma associação com a vida, uma vez que o sol é a força vital. Também está associado à realeza, uma vez que existem muitas representações artísticas de reis egípcios a receberem o Ankh dos deuses.

Etiquetas: símbolo egípcio antigo, palavra egípcia, sinal do ankh, vida longa e próspera, cruz do ankh, símbolo popular, símbolo da vida, cristãos coptas, cultura egípcia, deus do sol, cruz egípcia, vida física




Barbara Clayton
Barbara Clayton
Barbara Clayton é uma renomada especialista em estilo e moda, consultora e autora do blog Style by Barbara. Com mais de uma década de experiência na indústria, Barbara se estabeleceu como uma fonte de referência para fashionistas que buscam conselhos sobre todas as coisas relacionadas a estilo, beleza, saúde e relacionamento.Nascida com um senso de estilo inerente e um olho para a criatividade, Barbara começou sua jornada no mundo da moda ainda jovem. Desde esboçar seus próprios designs até experimentar diferentes tendências da moda, ela desenvolveu uma profunda paixão pela arte da autoexpressão por meio de roupas e acessórios.Depois de se formar em Design de Moda, Barbara aventurou-se no mundo profissional, trabalhando para prestigiadas casas de moda e colaborando com designers de renome. Suas ideias inovadoras e compreensão aguçada das tendências atuais logo a levaram a ser reconhecida como uma autoridade em moda, procurada por sua experiência em transformação de estilo e marca pessoal.O blog de Barbara, Style by Barbara, serve como uma plataforma para ela compartilhar sua riqueza de conhecimento e oferecer dicas e conselhos práticos para capacitar as pessoas a liberar seus ícones de estilo internos. Sua abordagem única, combinando moda, beleza, saúde e sabedoria de relacionamento, a distingue como um guru de estilo de vida holístico.Além de sua vasta experiência na indústria da moda, Barbara também possui certificações em saúde etreinamento de bem-estar. Isso permite que ela incorpore uma perspectiva holística em seu blog, destacando a importância do bem-estar interior e da confiança, que ela acredita serem essenciais para alcançar o verdadeiro estilo pessoal.Com um talento especial para entender seu público e uma dedicação sincera para ajudar os outros a alcançarem o melhor de si, Barbara Clayton se estabeleceu como uma mentora confiável nas áreas de estilo, moda, beleza, saúde e relacionamentos. Seu estilo de escrita cativante, entusiasmo genuíno e compromisso inabalável com seus leitores fazem dela um farol de inspiração e orientação no mundo em constante evolução da moda e do estilo de vida.