Moissanite Vs Diamante: Beleza, Durabilidade e Preço

Moissanite Vs Diamante: Beleza, Durabilidade e Preço
Barbara Clayton

A Moissanite é um simulador de diamante criado em laboratório, que brilha e emite mais fogo e cores do que o diamante devido a um índice de refração mais elevado.

A moissanite tem uma tonalidade amarela, mas é límpida e quase tão dura como o diamante.

A moissanite é muito mais barata do que o diamante.

O que poderia substituir um diamante? Bem, moissanite, talvez.

Imagem de Glenn Young via Shutterstock

Solitário moissanite de 2 quilates

A moissanite é uma gema muito rara, brilhante e considerada um substituto dos diamantes, talvez semelhante ao zircónio cúbico. Prepare-se para uma exploração muito completa dos meandros desta misteriosa gema e da sua comparação com os diamantes.

Moissanite vs Diamante: Quem é Henri Moissan e o que é Moissanite?

Há milhares de anos, um meteorito atingiu um deserto no Arizona, no sudoeste dos EUA. Bem, algo assim vai atrair alguns cientistas de renome, uma vez que os fragmentos de estrelas vão transportar um monte de minerais.

Mineral Moissanite

Henri Moissan, um sábio, encontrou algumas partículas minúsculas do que hoje conhecemos como moissanite. Este mineral raro é geralmente incolor, mas pode por vezes ter uma tonalidade verde ou amarela. É um único cristal de carboneto de silício - como um pequeno floco de neve, e igualmente brilhante.

Esta pedra reflecte a luz de uma forma que cria padrões multicoloridos espectaculares. É também muito dura, e estas são algumas das razões pelas quais a gema pode ser considerada como um substituto dos bons e velhos diamantes.

Mas precisamos de descobrir até que ponto as duas pedras são semelhantes e em que é que são diferentes.

Moissanite vs Diamante: Preço

Uma coisa sobre os diamantes é que o seu preço varia drasticamente. Isto baseia-se nas suas classificações de cor e clareza, para além do seu tamanho e corte. Por conseguinte, embora possam fazer jus à sua reputação de serem muito caros, podem por vezes ser mais acessíveis.

Peso em quilates Preço médio da Moissanite (USD) Preço médio do diamante (USD)
0.5 1080 2080
0.75 1155 2180
1 1405 5180
1.5 1730 6980
2 1905 11080
2.5 2480 12180
3 2960 25980

Em contrapartida, as pedras de moissanite são feitas de carboneto de silício e não variam tanto umas das outras. A variação baseia-se apenas no facto de se tratar de uma pedra premium ou super-premium.

Um aspeto a ter em conta é que, enquanto os diamantes têm frequentemente um preço por quilate, a moissanite tem um preço por milímetro. Bem, para referência, um diamante de 5 mm pode custar cerca de $1.000, enquanto uma moissanite pode custar $500.

Moissanite vs Diamante: Cor

É aqui que existe uma grande diferença. Agora, ao contrário do que alguns podem pensar, os diamantes nem sempre são completamente incolores. No entanto, quanto mais sem cor eles são, mais valiosos. Os diamantes incolores são, por sua vez, mais claros, e isso é muito valioso.

Mas, como já dissemos, eles têm cor, com tonalidades brancas e amarelas, e são classificados numa escala de D-Z. No início da escala, os diamantes D são perfeitamente incolores e, à medida que se aproximam de Z, tornam-se cada vez mais amarelos. De facto, alguns diamantes podem ter uma tonalidade acastanhada.

Escala de cores dos diamantes

Bem, originalmente, as pedras de moissanite eram geralmente de cor J-M, castanho-amarelada, mas descobriram como fabricá-las numa vasta gama: amarelo ou amarelo-esverdeado, mas também podem ser quase incolores.

Moissanite vs Diamante: Clareza

Aqui entramos na diferença entre algo que é totalmente natural e algo que é feito pelo homem. Muitas pessoas apreciam o natural, e terão então um gosto pelas imperfeições que são frequentemente encontradas nos diamantes (diamantes extraídos, não diamantes criados em laboratório).

No entanto, há muitas pessoas que optam por um diamante "limpo" ou quase perfeito. Não é fácil encontrar um, muito menos um que seja verdadeiramente acessível.

Assim, a vantagem pode ir para a moissanite nesta categoria. Como uma pedra criada em laboratório (cultivada em laboratório), a moissanite é sempre "limpa para os olhos", sem imperfeições. De vez em quando, encontrará uma que não tem um grau de clareza elevado, mas isso é raro.

Moissanite vs Diamante: Corte

A lapidação de uma gema é a proporção da pedra classificada pelo GIA, Gemological Institute of America. O objetivo de uma lapidação é captar melhor a luz para que a pedra seja mais bonita, para que combine melhor com a banda, etc.

Primeiro, vejamos os cortes da Moissanite.

A Moissanite pode ser criada numa grande variedade de cortes, tal como as jóias com diamantes. Aqui está a lista:

  • Moissanite corte esmeralda
  • Moissanite corte almofada
  • Moissanite corte Asscher
  • Coração e carimbo; seta cortada
  • Moissanite corte princesa
  • Moissanite corte em pera
  • Moissanite Corte redondo
  • Moissanite corte oval

O significado disto é que os que competem melhor com os diamantes são o redondo, o pera e o oval. Devido às formas destes cortes e à forma como interagem com a luz, estes cortes são os que têm mais brilho e luminescência.

Vejamos agora os cortes dos diamantes.

É mais provável encontrar diamantes com estes cortes:

  • Brilhante redondo
  • Princesa
  • Marquise
  • Esmeralda
  • Asscher

O Cadillac é o redondo, o mais cobiçado e conhecido. Cortar uma pedra bruta numa forma redonda é uma boa maneira de a tornar mais bonita e de aumentar o seu valor.

Os cortes princesa são basicamente pirâmides invertidas, e os joalheiros obtêm um grande rendimento das pedras brutas ao optarem por este corte.

Quanto ao corte Marquise, o corte (americano) em forma de bola de futebol alonga e lisonjeia os dedos. Por vezes, os diamantes que são cortados desta forma têm uma falha chamada "bow-tie", que significa sombras escuras que vêm de ambos os lados em direção às extremidades longas da pedra - que se assemelham a laços. Tente evitá-las.

Os diamantes lapidados em esmeralda estão num pequeno retângulo e são muitas vezes considerados elegantes, mas abdicam de um brilho audacioso.

Os cortes Asscher são rectangulares, mas têm arestas e cantos angulados para parecerem um pouco mais octogonais. São pedras que têm muitas facetas para projetar a luz de formas interessantes.

Como pode ver, os diamantes são lapidados de muitas maneiras extravagantes para criar anéis de noivado de prestígio. Quando coloca a moissanite e os diamantes lado a lado, vê que os diamantes ganham a batalha em termos de corte.

Moissanite vs Diamante: Dureza

Os nossos leitores são, sem dúvida, compradores de jóias de moda sofisticadas e, por isso, conhecem bem a dureza dos diamantes. Se está a pensar que são a substância mais dura da Terra, tem razão.

Agora, quando falamos da Escala de Mohs de dureza, já sabe que ela mede a resistência a arranhões que uma pedra tem, numa escala de 1-10. E que os diamantes têm uma pontuação perfeita de 10.

Veja também: Como tirar um anel: as 8 melhores dicas

A única forma de riscar uma moissanite seria arrancá-la com um diamante, e porque o faria? Uma estranha batalha de pedras? Não o faria, pois não?

Os melhores anéis de noivado de moissanite

Quando nos confrontamos, moissanite vs. diamante, é muitas vezes para tentar encontrar um excelente anel de noivado, uma vez que é muitas vezes quando os diamantes são o melhor amigo de uma rapariga. Aqui estão alguns substitutos agradáveis e acessíveis usando o nosso novo amigo, Moissanite:

Solitário redondo 6-prongas Este lindo anel de noivado pode competir com um diamante de corte redondo, porque tem uma pedra redonda robusta de 8 mm. A sua caraterística especial são as pequenas pinças de moissanite que o fazem parecer menos simples.

Corte princesa de 2,0 quilates Este anel de noivado mostra que já não é só para diamantes. Este anel de noivado de moissanite é fabricado por mestres técnicos em Los Angeles.

Anel de noivado de moissanite com corte radiante Kobelli - Os halos à volta da pedra e na banda são diamantes naturais, pelo que se trata de um híbrido muito bonito. Não deixe que as suas amigas lhe poupem o crédito por ter diamantes a sério, mas ainda lhe sobra dinheiro para, por exemplo, sapatos.

Anel solitário com corte de setas DovEggs - Este anel de noivado foi concebido para maximizar a beleza da moissanite.

Como pode ver, no que diz respeito aos anéis de noivado com pedras de moissanite, muitos dos melhores anéis incluem também alguns diamantes naturais. Assim, como vê, enquanto temos um confronto entre moissanite e diamante, também pode ter o seu bolo e comê-lo. Não é fantástico?

Moissanite vs Diamante: Brilho

Quando uma pessoa urbana como você desfruta do brilho de um diamante, isso é possível graças à capacidade da gema de refratar os raios de luz. Quando esses raios atingem as superfícies angulares no segmento inferior do diamante, eles são refratados através da mesa do diamante, a superfície superior e plana, para o seu olho urbano. O grau em que isso acontece é chamado de brilho.

Reflexo de moissanite vs diamante

(fonte: charlesandcolvard.com)

Se estivermos realmente obcecados, podemos dividir isto em três categorias: brilho, dispersão e cintilação, mas se falarmos disto a uma criatura adorável numa festa, ela vai pensar que nos estamos a atirar a ela e as coisas podem ficar fora de controlo.

Por isso, se compararmos a moissanite e o diamante lado a lado, mano a mano, podemos ter a certeza de que a moissanite também tem um brilho louco e fantástico. É apenas diferente. É um brilho que provém do tipo particular de facetagem que as moissanites têm. Quaisquer que sejam os ângulos existentes na superfície de uma gema, é esse o tipo de brilho que ela produzirá.

Enquanto que o diamante é conhecido pelo seu brilho branco ou amarelo, quase transparente, que é fresco e natural, o tipo de brilho que se obtém com a moissanite é diferente. Com base na forma como lida com a luz, a moissanite cria um spray de cores do arco-íris. É uma coisa boa para disparar na cara de alguém, usando o nó dos dedos como uma arma laser.

Mas há quem ache que é demasiado colorido e que não é suficientemente "klass-ay".

A Moissanite pode ser considerada um diamante?

Bem, depende de quem está a considerar e do que esse "considerar" significa. É claro que as duas pedras são diferentes. Uma moissanite não é um tipo de diamante. Isto é particularmente verdade dado que devem ser cultivadas em laboratório.

No final do dia, se insistir num diamante verdadeiro para a pedra central do seu anel de noivado, anel de compromisso ou qualquer outro anel, então está no seu direito. Pode fazê-lo.

Por outro lado, se não tem dinheiro para comprar um diamante, não tem.

Mas se está a perguntar se uma moissanite pode ou não passar por um diamante, a resposta é sim. Seria necessário um perito para conseguir distinguir a diferença. Agora, algumas pessoas um pouco abaixo do nível de perito podem conseguir distinguir uma moissanite do seu brilho multicolorido. Mas parece-se mesmo com um diamante e emite um brilho.

Como viu acima, muitos anéis de noivado com moissanite como pedra central também têm pequenos diamantes à volta do exterior. No entanto, pode optar-se apenas pela moissanite e desfrutar basicamente do seu aspeto claro básico (mais claro e mais "limpo" do que muitos diamantes) e não se preocupar com o seu nome.

Sabe a diferença entre o diamante e a moissanite?

Mas, se insiste em ser um desmancha-prazeres e em distinguir a maravilha cultivada em laboratório, a Moissanite, da maravilha natural, os diamantes, quem somos nós para o impedir? De facto, vamos orientá-lo através dos vários factores que mostrarão a diferença.

  • Peso - Uma pedra de moissanite será 15% mais leve do que um diamante do mesmo tamanho. Por isso, pesar duas nas suas mãos de uma só vez irá contar a história.
  • Brilhantismo - Como já foi referido, quando se vê um monte de linhas finas de luz multicolorida a sair de uma pedra, trata-se de moissanite e não de um diamante.
  • Clareza - Sabemos que toda a gente quer pensar na clareza pura dos diamantes, mas na verdade eles têm imperfeições. Por mais estranho que possa parecer, se estiver a olhar para uma pedra para saber se é moissanite ou diamante e estiver a olhar para uma pedra muito clara, é moissanite.
  • Cor - Em muitos aspectos, a questão da cor dá-lhe a melhor forma de distinguir entre diamantes e moissanite lado a lado. O principal é que vai obter muito mais cor com a moissanite. Quando olha para a moissanite à luz, verá uma tonalidade amarela, verde ou cinzenta.
  • Valor - Como todos sabemos, as moissanites não são tão valiosas ou caras como os diamantes. Por isso, quando vê uma pedra grande que é vendida por um preço suspeitamente baixo, provavelmente está a olhar para a moissanite.

Moissanite vs Diamante: Vantagens da Moissanite

A diferença é enorme, e se uma pessoa casual não consegue distinguir as pedras, é uma grande pechincha. Estes dois factos falam por si, certo?

Já tocámos noutra grande vantagem da Moissanite, que é a clareza. Como não sabemos, os 4 C's da classificação dos diamantes incluem a clareza, o que significa que esta caraterística é super valiosa. Como delineado acima na nossa comparação moissanite vs. diamante, como produtos naturais, os diamantes têm falhas e imperfeições, em oposição à clareza total.

Agora, muitos fashionistas gostam das imperfeições dos diamantes devido à sua qualidade espontânea e reflectora da natureza, mas é difícil argumentar com uma pedra bonita e clara. Como a moissanite é cultivada em laboratório, terá sempre uma clareza perfeita.

Uma outra vantagem da moissanite é o facto de ser cultivada em laboratório. De que estou a falar? Bem, os diamantes são extraídos e há controvérsias em torno disso. Uma forma comum de extração é a chamada extração aluvial. Trata-se de extração feita em locais como leitos de rios ou riachos, e parte dela é feita por pequenas empresas não sindicalizadas - é a chamada extração aluvial artesanal.

Minas de diamantes

O problema é que os trabalhadores que extraem estas pedras caras recebem bem menos de um dólar por dia, vivendo um estilo de vida penoso e horrível, apesar de o trabalho a tempo inteiro que fazem ser difícil e cansativo.

Algumas pessoas tentam manter-se afastadas dos diamantes extraídos desta forma por razões éticas. Alguns diamantes são extraídos no Canadá ou na Rússia em melhores condições, e alguns são feitos por empresas com elevados padrões éticos. Se não se sabe que os seus diamantes provêm destes locais, a moissanite é uma boa opção. Nada está mais na moda do que não explorar os trabalhadores!

Moissanite vs Diamante: Desvantagens da Moissanite

Muitas pessoas preocupam-se com a autenticidade. Se tivermos uma determinada coisa e houver outra que seja considerada uma imitação dessa coisa, a imitação pode ser difícil de vender. Também não se trata apenas de rótulos ou de estatuto. Os diamantes foram formados há milhões de anos. O processo da sua formação é realmente impressionante e não é algo que se deva tomar como garantido.

Há algo a dizer sobre o que é natural. A questão é que a moissanite é e só pode ser cultivada em laboratório. Há uma razão para ser mais barata.

Em termos da substância real das pedras, um problema pode ser o brilho. Ou se gosta do fogo multicolorido que emana da moissanite ou não se gosta. Se procura um brilho mais claro e de uma só tonalidade, tem de optar por diamantes.

Os diamantes tendem a ter mais cortes e, se estiver à procura de um corte apenas disponível no diamante, essa é uma desvantagem da moissanite.

Em termos de durabilidade e dureza, lembre-se que os diamantes são a substância mais dura da Terra na Escala de Mohs. No entanto, pode ser um exagero dizer que a diferença entre as pedras é assim tão grande. Ambas são muito difíceis de riscar e muito duráveis. Provavelmente não precisa de se preocupar com este ponto em particular.

Outras alternativas ao diamante: Qual é o melhor diamante falso?

Aqueles pequenos anéis que se podem fazer a partir de uma palhinha de bebida. Oh, o que estou a dizer, toda a gente usa metal para beber - hei, acabei de inventar um novo tipo de anel de noivado de diamante? De qualquer forma, existem outras alternativas aos diamantes. Querida, não te stresses demasiado por seres capaz de pagar algo que talvez não possas. Para além de arranjar alguém senão para a obter, também pode simplesmente ser forte em quem é, enquanto usa jóias que são perfeitamente deslumbrantes.

Zircónio cúbico Sabia que íamos falar do velho CZ? Claro que sim, esta joia não precisa de ser um palavrão! A zircónia cúbica é absolutamente "real" - é a forma sintetizada do óxido de zircónio, e começou a ser produzida para jóias de moda em 1976.

Tal como a moissanite, o CZ emite um fogo multicolorido e, por vezes, é considerado um pouco ruidoso demais. Também é claro como a moissanite e, para alguns olhos, não tem a elegância subtil que só os diamantes podem oferecer.

A zircónia cúbica é semelhante à moissanite no sentido em que as jóias feitas com ela são bastante mais baratas do que as feitas com diamantes. Sofre do estigma de ser uma imitação barata e, por vezes, é mesmo confundida com o zircão devido às semelhanças nos nomes.

Diamantes criados em laboratório

A moissanite e a zircónia cúbica não são as únicas pedras diamantíferas criadas em laboratório. Basicamente, os cientistas mais inteligentes utilizam um laboratório para tentar simular as condições que criaram os diamantes na crosta terrestre há milhões de anos.

Alguns destes produtos estão disponíveis em cores que não se encontram na natureza. Mas, tal como as pedras preciosas de que temos vindo a falar, não têm valor de revenda.

Veja também: Significado da borboleta preta: os 9 sinais espirituais a conhecer

Moissanite vs Diamante: Perguntas mais frequentes

P. Um diamante Moissanite é um diamante verdadeiro?

A. Bem, não, é uma pedra de moissanite verdadeira. Um diamante é um diamante. E para sempre. E o melhor amigo de uma rapariga. Moissanite é o material da cratera e tem o nome de um francês. Lê o artigo, querida. É uma pedra com os seus pontos fortes e fracos. É uma pedra bonita e acessível. Dá uma vista de olhos.

P. Posso passar a minha Moissanite como um diamante?

A. Sim, vá em frente. Mas tenha cuidado para não ser apanhado a fazê-lo. Isso seria tão embaraçoso. Estas pedras parecem-se com diamantes para quem não é especialista, exceto que pode notar um arco-íris a sair delas.

P. Qual Moissanite é a mais parecida com o diamante? Posso fazer passar a minha Moissanite por um diamante?

A. O corte de moissanite que mais se aproxima do diamante é qualquer um dos redondos. O coração redondo e a seta são os que mais se assemelham ao diamante

P. Um anel de noivado de moissanite é um pouco cafona?

A. Isto depende de algumas coisas, embora os moissanites não tenham de ser pegajosos de todo.

Como orientação geral, recomendaria um anel de noivado de diamante de uma só pedra. Se olhar para uma pedra branca ou transparente, ou talvez uma com tonalidade cinzenta, deverá ter classe. Os cortes ovais ou redondos, particularmente sem pinos, parecem-me melhores para anéis de noivado. No entanto, o que é foleiro está nos olhos de quem vê. Por isso, se achar que alguns dos outros cortes ou configurações são elegantes, então opteNão são mais "foleiros" do que os seus homólogos de diamante.

P. Os anéis de Moissanite parecem falsos?

A. Está a brincar? Claro que não! Não são falsas e não parecem falsas. As pedras Moissanite são criadas em laboratório, mas provêm de materiais naturais.

Algumas pessoas dizem que há um certo charme ou elegância difícil de descrever nos diamantes. É algo que se encontra em alguns dos metais preciosos - têm um aspeto um pouco diferente de quaisquer imitadores que possam existir. De qualquer forma, se alguém quisesse olhar para a incrível claridade que estas pedras têm como falsa, então pode fazê-lo. Mas também é bastante encantador.

P. A Moissanite durará para sempre? A Moissanite mantém o seu valor?

A. Querida, tu não durará para sempre.

Mas esta pedra sobreviverá tu Uma parte da razão é a sua dureza, que é um fator importante na vida de uma pedra preciosa.

Outro aspeto a considerar é a fixação - se optar por um metal de alta qualidade como a platina ou o titânio, estará na melhor posição possível.

P. A moissanite fica turva?

A. Depende do que se entende por isso. Há diferentes tipos de turvação. Há a perda natural de brilho com uma turvação que só vem com o tempo. Isso tende a afetar a zircónia cúbica.

Esse tipo de turvação inevitável não acontece com a moissanite. é É verdade, porém, que com o tempo, se for exposta ao pó e à sujidade, a moissanite fica um pouco turva. Mas esta pequena turvação pode ser removida com um pano macio e húmido. Fique descansado!

Conclusão

A moissanite é uma gema fascinante que serve como um bom substituto para os diamantes. A moissanite é muito clara, muito dura e brilhante. Tem um brilho como o de um diamante, exceto que emite um conjunto de luz de uma forma diferente. O fogo multicolorido é algo que torna a moissanite diferente dos diamantes.

Naturalmente, esta pedra criada em laboratório é muito mais barata do que os diamantes, o que constitui um dos seus maiores atractivos. Quando se tem uma pedra que se parece quase exatamente com um diamante, mas que custa menos, há que lhe dar muito crédito.

No fim de contas, só um diamante é um diamante. Há pessoas que não se contentam com menos. Muitas vezes, um anel de diamantes é comprado para um amante, frequentemente como anel de noivado. Mas se está a comprar jóias para si, tem uma escolha. Se só um diamante serve, então faça-o, boo. Caso contrário, desfrute da beleza de um substituto realmente bom.




Barbara Clayton
Barbara Clayton
Barbara Clayton é uma renomada especialista em estilo e moda, consultora e autora do blog Style by Barbara. Com mais de uma década de experiência na indústria, Barbara se estabeleceu como uma fonte de referência para fashionistas que buscam conselhos sobre todas as coisas relacionadas a estilo, beleza, saúde e relacionamento.Nascida com um senso de estilo inerente e um olho para a criatividade, Barbara começou sua jornada no mundo da moda ainda jovem. Desde esboçar seus próprios designs até experimentar diferentes tendências da moda, ela desenvolveu uma profunda paixão pela arte da autoexpressão por meio de roupas e acessórios.Depois de se formar em Design de Moda, Barbara aventurou-se no mundo profissional, trabalhando para prestigiadas casas de moda e colaborando com designers de renome. Suas ideias inovadoras e compreensão aguçada das tendências atuais logo a levaram a ser reconhecida como uma autoridade em moda, procurada por sua experiência em transformação de estilo e marca pessoal.O blog de Barbara, Style by Barbara, serve como uma plataforma para ela compartilhar sua riqueza de conhecimento e oferecer dicas e conselhos práticos para capacitar as pessoas a liberar seus ícones de estilo internos. Sua abordagem única, combinando moda, beleza, saúde e sabedoria de relacionamento, a distingue como um guru de estilo de vida holístico.Além de sua vasta experiência na indústria da moda, Barbara também possui certificações em saúde etreinamento de bem-estar. Isso permite que ela incorpore uma perspectiva holística em seu blog, destacando a importância do bem-estar interior e da confiança, que ela acredita serem essenciais para alcançar o verdadeiro estilo pessoal.Com um talento especial para entender seu público e uma dedicação sincera para ajudar os outros a alcançarem o melhor de si, Barbara Clayton se estabeleceu como uma mentora confiável nas áreas de estilo, moda, beleza, saúde e relacionamentos. Seu estilo de escrita cativante, entusiasmo genuíno e compromisso inabalável com seus leitores fazem dela um farol de inspiração e orientação no mundo em constante evolução da moda e do estilo de vida.