Louis Vuitton vs Louboutin: qual é a marca suprema?

Louis Vuitton vs Louboutin: qual é a marca suprema?
Barbara Clayton

Os amantes da moda em todo o mundo conhecem os nomes Louis Vuitton e Louboutin. Embora pareçam semelhantes, estas duas marcas de alto perfil não podiam ser mais diferentes. Olhando para Louis Vuitton vs Louboutin, são ambas empresas de topo de gama que produzem moda muito procurada, mas são empresas muito distintas.

Os primórdios da Louis Vuitton e da Louboutin

Quando se trata de marcas de luxo, decidir qual é a mais desejada, Louis Vuitton versus Louboutin, é uma incógnita.

Ambas têm um elevado reconhecimento da marca, mas como é que estas empresas atingiram tais alturas?

Louis Vuitton: o legado começou aos 16 anos

Em 1821, uma família da classe trabalhadora deu à luz um filho, Louis Vuitton. O seu pai era agricultor e moleiro. O trabalho árduo foi uma parte importante da sua vida enquanto crescia e, em 1837, Vuitton mudou-se para Paris, França, e começou a trabalhar para um fabricante de baús.

Imagem de SUAXINGPWOO Kaliu via Wikimedia

Especializou-se na personalização de baús, muito procurados pelos viajantes, mas, em 1854, ultrapassou o período de aprendizagem e abriu a sua própria loja.

Em 1858, Vuitton inventou um baú a vapor de topo arredondado que ajudava a combater os problemas de entrada de água e a danificar o conteúdo.

Mais tarde, alterou o seu design para ser mais empilhável, achatando a parte superior e introduzindo a impermeabilização com lona Trianon no interior.

O seu filho inventou também um dispositivo de fecho que revolucionou a indústria. Em 1859, expandiu a sua atividade e abriu uma oficina em Asnieres, que a empresa ainda utiliza como sede.

Em 1892, Louis Vuitton faleceu e o seu filho Georges assumiu o controlo da empresa, que voltou a mudar de mãos em 1936, quando Georges faleceu e o seu filho Gaston-Louis assumiu o controlo.

Em 1970, após a morte de Gaston-Louis, o seu genro Henry Racamier começou a dirigir a empresa. Nos anos 90, o primeiro membro não familiar, Yves Carcelle, dirigia a Louis Vuitton.

Apesar de todas as mudanças e da passagem do tempo, a Louis Vuitton mantém-se fiel ao seu nome e às suas raízes, produzindo malas personalizadas únicas e de alta qualidade com um monograma LV em cada peça para homenagear o fundador.

Louboutin: O nascimento da sola vermelha foi por acaso

Comparando Louis Vuitton vs Louboutin, uma semelhança óbvia é o facto de ambas as marcas serem os nomes dos fundadores.

No entanto, a entrada de Christian Louboutin na moda não foi tão intencional como a de Vuitton. Quando era pré-adolescente, Louboutin viu um cartaz a proibir os sapatos de salto alto porque danificam o chão de madeira.

Veja também: As 12 pedras preciosas amarelas mais bonitas e famosas - O guia

Sempre foi um tipo bastante rebelde, e este sinal não lhe agradou. Começou a desenhar sapatos de salto alto malucos que quebrariam todas as regras.

Apesar de adorar desenhar, Louboutin não sentia que pudesse alguma vez transformar a sua paixão numa carreira. Em vez disso, começou a trabalhar em paisagismo.

Louboutin tinha um amigo que possuía uma loja em Paris e sugeriu que Louboutin começasse a desenhar novamente e abrisse a sua própria loja.

Foi exatamente o que fez Louboutin, que conseguiu ganhar fama na indústria da moda graças a outra situação estranha.

Louboutin não estava satisfeito com as criações dos seus modelos, sentia que lhes faltava algo e estava bastante frustrado.

Depois, reparou que a sua assistente tinha um frasco de verniz vermelho, pegou nele e pintou a sola dos sapatos.

Apaixonou-se de imediato e assim nasceram as famosas calças vermelhas.

Produtos clássicos e populares: Louis Vuitton vs Louboutin

Tanto a Louis Vuitton como a Louboutin são muito cobiçadas no mundo da moda. Estas marcas exalam luxo e alta classe. Mas cada uma tem o seu nicho distinto.

Louis Vuitton: malas icónicas e luxuosas e muito mais

A marca Louis Vuitton centra-se na venda de malas e sacos com o monograma LV e padrões distintos, produzindo também uma gama de acessórios para malas.

Veja também: Como encontrar o anel de noivado de diamante com corte princesa perfeito

A empresa vende igualmente vestuário pronto-a-vestir para homem e mulher, nomeadamente: casacos, tops, calças, calções, fatos de banho, ganga, malhas, t-shirts, pólos, casacos, estolas, xailes...

A empresa expandiu-se para incluir jóias sob a direção criativa de Marc Jacobs na década de 1990. A primeira peça da empresa foi uma pulseira de amuletos.

Os sapatos Louis Vuitton podem não ser tão conhecidos como os de Louboutin, mas a empresa vende de tudo, desde ténis a pumps. A marca também oferece: óculos, relógios, perfumes, lenços, cintos, porta-chaves, acessórios para o cabelo, artigos para a casa e acessórios tecnológicos

Louboutin: Casa de Moda de Alta-Classe

Quando se olha para as linhas de produtos, Louis Vuitton vs Louboutin parecem bastante semelhantes, oferecendo muitos dos mesmos produtos.

A marca Louboutin manteve-se fiel às suas raízes, produzindo os sapatos de senhora mais procurados, com a sua marca registada, os fundos vermelhos.

Para além do calçado de senhora, a marca também tem calçado de homem e, tal como a concorrente Louis Vuitton, vende malas e bolsas.

A marca tem artigos para homens, mulheres, crianças e animais de estimação. As linhas de produtos incluem: cintos, pulseiras, carteiras, porta-chaves...

A linha Christian Louboutin Beaute tem colecções de perfumes, vernizes para as unhas e batons. A cor de destaque para as linhas de unhas e lábios é o vermelho Louboutin.

Estilos de assinatura que os tornaram lendas

Comparando Louis Vuitton vs Louboutin, verá que cada uma tem uma marca que lhe dirá que um artigo é da marca.

Louis Vuitton: o monograma icónico e os padrões apelativos

A assinatura da marca Louis Vuitton é o famoso monograma. O L sobreposto a um V é um símbolo de status e é normalmente encontrado com a estrela de quatro pontas, o símbolo do sol e o diamante em torno do padrão da estrela de quatro pontas.

A marca também é conhecida por utilizar o padrão damier. Este look axadrezado foi lançado em várias cores, mas os dois clássicos são o castanho bicolor e o branco e azul-marinho.

A empresa também utiliza muito couro, muitas vezes com carimbos prensados, relevo ou marcas de grão. A sensação geral das malas e outras linhas da Louis Vuitton é de sofisticação intemporal. Transpira classe e dinheiro.

Louboutin: vibrante e animado com muita cor

Louboutin tem tudo a ver com a cor vermelha. As solas vermelhas em todos os sapatos não são negociáveis. A marca é ousada e arrojada, mas ao mesmo tempo é sexy e glamorosa.

Esta marca de moda de luxo criou uma imagem que é vistosa mas equilibrada. Por vezes, a diferença Louboutin é apenas simples com um toque.

Há sempre algo que se destaca nos designs de Louboutin.

LV vs Louboutin: a moda topo de gama não é barata

Se quiser uma mala da Louis Vuitton ou um par de sapatos de salto alto da Christian Louboutin, prepare-se para pagar muito. Estas são marcas de luxo topo de gama que têm preços muito elevados.

Louis Vuitton: Luxo e elegância procurados a um preço de luxo

A estratégia de fixação do preço da marca LV consiste em proteger a exclusividade e fazer com que os compradores saibam que não é para todos.

Para adquirir estes produtos, é necessário dispor de meios, ou seja, tudo o que vem da marca é uma compra de luxo.

A Louis Vuitton conhece o seu público e define os preços com base na linha e, ao mesmo tempo, certifica-se de que os seus produtos valem o dinheiro.

A marca utiliza materiais da mais alta qualidade e os melhores trabalhos manuais, não se tratando de um espaço de fabrico de réplicas.

A empresa combina os seus produtos de alta qualidade com um marketing e uma colocação selectivos. O custo médio de uma mala de mão Louis Vuitton é de 1.100 a 6.000 dólares.

Louboutin: preço premium para artesanato e design de alta qualidade

Se quiser comprar sapatos Louboutin ou uma das malas de luxo da marca, terá de estar preparado para gastar muito.

O custo médio de um par de sapatos de salto alto Red Bottom varia entre 650 e 6000 dólares. A marca vende os seus produtos a preços premium porque são peças desejáveis e de elite da alta moda.

Louboutin é luxuoso, culto e exclusivo, utiliza materiais de qualidade e exclusivos combinados com trabalhos manuais e atenção aos pormenores.

Christian Louboutin também valoriza o seu trabalho e considera os seus sapatos uma obra de arte e algo único e divino.

Louis Vuitton vs Louboutin: Apoios de celebridades e popularidade

Não há como negar que as celebridades e os ricos adoram estas marcas. Quando se trata de Louis Vuitton vs Louboutin, os ricos e famosos ficam com ambas.

Muitos tapetes vermelhos já foram percorridos por sapatos Christian Louboutin, e nos aeroportos é comum ver uma mala LV a viajar para um local exótico ou para um cenário de filme.

Louis Vuitton: As celebridades da lista A estão a adorar esta marca

A Louis Vuitton, apesar de estar no mercado há décadas, continua a estar na moda. A marca veste frequentemente estrelas e colabora com elas para ajudar a aumentar o aspeto luxuoso do nome.

No que diz respeito ao reconhecimento da marca, a LV tem-no. Celebridades clássicas, incluindo Audrey Hepburn, Lauren Bacall, Coco Chanel e Jackie Kennedy Onassis, ajudaram a transportar esta marca para os tempos modernos.

Agora, estrelas como Kim Kardashian, Sarah Jessica Parker e Gigi Hadid continuam a sair com as malas da marca nos braços.

Em abril de 2023, a Louis Vuitton anunciou Zendaya como a sua mais recente embaixadora da casa. A parceria marca um momento significativo para Zendaya, que já usou Louis Vuitton em inúmeras passadeiras vermelhas e em eventos de alto nível.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por 𝙕𝙙𝙮𝙖𝙘𝙩𝙪 (@zdyactu)

A LV fez parcerias com várias outras celebridades, incluindo: Uma Thurman, Pharrell Williams, Annie Leibowitz, Sean Connery, Madonna, Sophia e Francis Ford Coppola, Kanye West e... Rihanna.

Louboutin: a passar continuamente pela passadeira vermelha

O calçado de salto alto Louboutin é um clássico de culto e um ícone na indústria. Tem estado em todo o lado onde os ricos e famosos se reúnem e tem agraciado os pés de todos os que são alguém, de Hollywood a Washington DC. Beyoncé tem sido vista a usar sapatos Christian Louboutin durante as suas visitas a Londres. Em maio de 2023, usou sapatos Louboutin e um macacão Michael Kors durante a sua Renaissance Tour.também foi vista a usar sapatos Louboutin com brilhantes, botins e saltos nude durante as suas viagens à cidade.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Christian Louboutin (@louboutinworld)

Os fãs desta marca incluem: Victoria Beckham, Sarah Jessica Parker, Jennifer Lopez, Danielle Steel, Nicki Minaj, Delena Gomez, Kerry Washington e Bella e Gigi Hadid.

Louboutin também colaborou com algumas celebridades, incluindo Gwyneth Paltrow e Idris Elba. A marca também teve uma parceria altamente divulgada com o cabaré francês Crazy Horse Paris.

Louis Vuitton vs Louboutin FAQs

Qual é a diferença entre Louboutin e Louis Vuitton?

A principal diferença entre a Louis Vuitton e a Louboutin é que a LV é famosa pelas suas malas e os sapatos Louboutin são o seu principal vendedor.

Louis Vuitton vs Louboutin: As botas vermelhas são fabricadas pela Louis Vuitton?

Não, a Louis Vuitton não fabrica sapatos de sola vermelha. Christian Louboutin é o designer mais comummente associado às solas vermelhas, uma vez que o seu estilo de assinatura inclui solas brilhantes e lacadas a vermelho em calçado de ponta.




Barbara Clayton
Barbara Clayton
Barbara Clayton é uma renomada especialista em estilo e moda, consultora e autora do blog Style by Barbara. Com mais de uma década de experiência na indústria, Barbara se estabeleceu como uma fonte de referência para fashionistas que buscam conselhos sobre todas as coisas relacionadas a estilo, beleza, saúde e relacionamento.Nascida com um senso de estilo inerente e um olho para a criatividade, Barbara começou sua jornada no mundo da moda ainda jovem. Desde esboçar seus próprios designs até experimentar diferentes tendências da moda, ela desenvolveu uma profunda paixão pela arte da autoexpressão por meio de roupas e acessórios.Depois de se formar em Design de Moda, Barbara aventurou-se no mundo profissional, trabalhando para prestigiadas casas de moda e colaborando com designers de renome. Suas ideias inovadoras e compreensão aguçada das tendências atuais logo a levaram a ser reconhecida como uma autoridade em moda, procurada por sua experiência em transformação de estilo e marca pessoal.O blog de Barbara, Style by Barbara, serve como uma plataforma para ela compartilhar sua riqueza de conhecimento e oferecer dicas e conselhos práticos para capacitar as pessoas a liberar seus ícones de estilo internos. Sua abordagem única, combinando moda, beleza, saúde e sabedoria de relacionamento, a distingue como um guru de estilo de vida holístico.Além de sua vasta experiência na indústria da moda, Barbara também possui certificações em saúde etreinamento de bem-estar. Isso permite que ela incorpore uma perspectiva holística em seu blog, destacando a importância do bem-estar interior e da confiança, que ela acredita serem essenciais para alcançar o verdadeiro estilo pessoal.Com um talento especial para entender seu público e uma dedicação sincera para ajudar os outros a alcançarem o melhor de si, Barbara Clayton se estabeleceu como uma mentora confiável nas áreas de estilo, moda, beleza, saúde e relacionamentos. Seu estilo de escrita cativante, entusiasmo genuíno e compromisso inabalável com seus leitores fazem dela um farol de inspiração e orientação no mundo em constante evolução da moda e do estilo de vida.