Como saber se a prata é verdadeira: o guia fácil para evitar a falsa fantasia

Como saber se a prata é verdadeira: o guia fácil para evitar a falsa fantasia
Barbara Clayton

Como saber se a prata é verdadeira? A prata é um daqueles materiais que pode ser difícil de distinguir entre o verdadeiro e o falso.

Se não for um joalheiro ou ourives profissional, é difícil saber o que procurar para determinar se uma peça de joalharia é verdadeira ou não.

Então, leva para casa uma peça de joalharia em prata que é brilhante e parece ser perfeita para o seu estilo.

Passados alguns dias, algo parece estranho: o brilho diminuiu e o metal parece turvo... será que se trata de prata genuína?

Imagem de By Picketfence via ShutterStock

Pulseiras em prata de lei

Como saber se aquele lindo colar ou pulseira é verdadeiro? Sabe dizer se o seu conjunto de talheres é de prata esterlina? Tem a certeza de que as suas colheres são feitas de prata pura e não adulterada?

A boa notícia é que, tal como existem formas de determinar a autenticidade do ouro e de outros metais preciosos, existem alguns testes simples para descobrir se o metal brilhante é prata alemã, estanho ou prata genuína.

Uma breve história da prata como ornamento

A prata, o mais branco de todos os metais, é um símbolo de pureza e inocência, bem como de riqueza e prosperidade. A prata tem sido utilizada ao longo da história como moeda porque é rara mas valiosa - qualidades perfeitas para o dinheiro.

A história da prata como peça decorativa e ornamento remonta aos túmulos reais de 4000 a.C. A sua utilização, juntamente com o ouro, como moeda corrente era abundante nos países entre o Indo e o Nilo por volta de 800 a.C. No caso da extração de prata, esta terá começado por volta de 3000 a.C. na Turquia.

Cópia da taça romana de prata wellcome

O período do Renascimento assistiu à utilização extensiva de ornamentos de prata, uma vez que o ouro era demasiado valioso e raro para o uso quotidiano. O mesmo aconteceu durante a Revolução Industrial na América, devido à ascensão da classe média.

A empresa que tornou as jóias de prata, em particular a prata esterlina ou 925, muito populares durante este período é a Tiffany & Co. Criou um legado de fabrico de ornamentos de prata 925 da melhor qualidade. O artesanato impecável e único em prata trouxe à empresa um grande prémio na Feira Mundial de 1867.

Este belo metal tem muitas variações, mas o preferido dos consumidores é a prata esterlina (que contém 92,5% de prata e 7,5% de cobre). É altamente durável e nunca causa reacções alérgicas como o níquel e o cobalto. A sua densidade mais elevada torna-o menos suscetível a riscos ou amolgadelas provocados pelo desgaste regular.

A prata é um substituto acessível da platina. Ambos os metais têm quase o mesmo aspeto, mas a prata é melhor para designs de jóias complexos devido à sua estrutura mais suave.

Tipos de prata em jóias: o que precisa de saber

A prata utilizada em jóias e ornamentos apresenta diferentes ligas, cores, pesos e acabamentos. O tipo de prata é uma parte do que determina o preço e outras qualidades. Saiba mais sobre 9 tipos de prata que estão disponíveis em qualquer lugar, desde a fantasia até à joalharia fina.

Jóias de prata

Há uma grande probabilidade de que essas peças tenham apenas revestimento de prata, em vez de qualquer coisa sólida. O revestimento de prata desgasta-se com o tempo, expondo a liga metálica barata por baixo.

Devido ao revestimento fino, estes artigos podem ser sensíveis à fricção, a riscos e a produtos químicos presentes no sabão e em artigos domésticos como loções.

Prata fina

Fabricada com 99,9% de prata, é a prata mais pura utilizada na joalharia. O metal branco brilhante pode ser usado como acessório quotidiano sem receio de alergias. A marca distintiva que apresenta é ".999" ou ".999FS".

Devido à sua composição mais macia, pode riscar-se facilmente e formar mossas quando cai ou é mal manuseado. Por isso, só se vê a sua utilização em alguns ornamentos específicos, como brincos e pingentes.

Como saber se a prata é verdadeira: prata esterlina

Com 92,50% de prata pura e uma liga de cobre, os artigos feitos com esta prata são duradouros e bonitos. Tem uma qualidade hipoalergénica, pelo que as pessoas com alergias a metais podem usá-la sem sentir qualquer irritação na pele.

As peças de joalharia feitas com este tipo de prata mancham mais facilmente do que outros tipos de prata, pelo que podem exigir mais manutenção. A marca mais comum para este tipo é "925" ou ".925 STG". Alguns artigos vintage podem apresentar selos antigos como "STERLING", "STG" ou "STER".

Prata Argentium

É uma liga de prata misturada com cobre e germânio. É uma escolha popular entre os joalheiros porque não mancha como a libra esterlina, mas é mais cara.

Disponível em 93,2% ou 96% de pureza, a prata Argentium é mais pesada e mais durável do que a sua contraparte esterlina. Um unicórnio voador é a marca registada deste tipo e apenas joalheiros autorizados podem usá-lo.

Como saber se a prata é verdadeira: Coin Silver

Este tipo é quase semelhante à prata 925. A única diferença é que contém 90% de prata genuína. Mancha-se facilmente, mas dura muitos anos se for tratada corretamente. O preço da prata esterlina tende a ser mais elevado porque contém uma maior quantidade de prata autêntica na liga.

Banhado a prata

É um tipo de prata em que apenas uma fina camada de prata real cobre o metal de base. Não use estes ornamentos enquanto nada, porque rapidamente mostrarão sinais de oxidação e corrosão.

O banho de prata é bom para bijutaria barata, mas não para algo mais luxuoso. Uma vez que a quantidade de prata é quase insignificante, não existe um selo específico para este tipo.

Preenchido com prata

As jóias com enchimento de prata são um tipo de revestimento de prata em que uma camada espessa de prata é ligada a um metal de base. Ao contrário dos artigos banhados a prata, contêm pelo menos 5% a 10% de prata.

Estas peças de joalharia são mais económicas do que a prata maciça e também são menos propensas a riscar. O metal branco interior não transparece através do revestimento da superfície, como acontece com os artigos banhados normais.

Como saber se a prata é verdadeira: Prata de níquel

Também conhecida como prata alemã, prata argentina e prata de alpaca, a prata de níquel é uma liga que contém cobre, zinco e níquel. Tem uma aparência branca que pode competir com o brilho da prata 925. No entanto, trata-se apenas de uma liga de níquel sem qualquer vestígio de prata.

Devido à sua inexpensividade e maleabilidade, é boa para fazer bijutaria. As pessoas com alergias a metais devem evitar este tipo de jóias porque a prata níquel não é hipoalergénica.

Prata tribal

Os ornamentos de prata tribal apresentam muitos pormenores intrincados que não se encontram noutros tipos. Têm frequentemente padrões geométricos, desenhos com animais e natureza ou símbolos relacionados com a cultura do utilizador, como totens ou tambores.

No entanto, tal como a prata de níquel, pode não conter qualquer prata. A utilização de uma liga metálica diferente mantém o custo baixo, mas esses elementos podem ser prejudiciais para a pele.

Como saber se a prata é real: os métodos de teste

A prata é um metal precioso há séculos, por isso é natural que se preocupe com o facto de gastar demasiado em prata falsa. Também pode estar a pensar como saber se as suas relíquias de família são feitas do verdadeiro metal ou não.

O teste "Hallmark

Se a prata tiver uma marca registada, é sinal de que é verdadeira. Se a marca registada for ilegível, certifique-se de que não é falsa, verificando outros sinais de autenticidade.

É necessária uma lupa para detetar marcas como "999" (prata fina), "925" (prata esterlina) e símbolos semelhantes, que geralmente indicam a percentagem de prata na peça.

Se não encontrar nenhuma marca ou se estas estiverem tão desbotadas que se tornem irreconhecíveis, passe para outro método de teste.

O teste do "íman

Uma vez que a prata é paramagnética, efetuar um teste magnético é a forma mais fácil de saber se a sua prata tem um elevado nível de pureza. A peça é autêntica se não reagir, ou reagir minimamente (ou seja, sem qualquer movimento visível).

Veja também: Como limpar jóias de ouro com vinagre: 5 dicas profissionais

É necessário utilizar um íman forte, como um íman de neodímio. No entanto, algumas ligas metálicas podem não reagir a um íman e continuar a parecer prata. Por isso, é melhor realizar também outros testes para ter a certeza absoluta.

Se tiver uma barra de prata, mantenha o íman sobre ela e segure-a num ângulo de 45 graus. O íman deve deslizar lentamente pela barra, uma vez que se trata de prata autêntica. O neodímio cria correntes de Foucault na prata, o que torna o seu movimento mais lento.

Como saber se a prata é verdadeira: o teste do "cubo de gelo"

Entre todos os metais, a prata tem a condutividade eléctrica mais elevada, o que significa que conduz calor e carga eléctrica muito rapidamente, o que pode ser observado quando se coloca um cubo de gelo sobre uma barra ou moeda de prata.

Se o cubo de gelo começar a derreter imediatamente, pode ser prata autêntica. Coloque outro cubo de gelo numa superfície diferente de metal ou plástico para compreender melhor a mudança.

O teste do "odor

Coloque um pouco de prata na palma da mão e aproxime-a do nariz. Se não houver aroma ou se houver um aroma muito ligeiro, então sabe que o metal é verdadeiro.

Se lhe cheirar a algo metálico, é provável que seja feito de outras ligas metálicas. No entanto, as jóias banhadas a prata também libertam um cheiro desagradável porque quase não contêm prata.

Veja também: O que é o banho de ouro? 12 coisas importantes a saber

Como saber se a prata é verdadeira: o teste do peso

A prata é um metal denso, por isso o seu peso deve ser proporcional ao seu tamanho e diâmetro. O peso de uma moeda de um dólar de prata é de 26,73 gramas e uma barra tem entre 930 e 1.080 onças. Tire uma ideia destes padrões de peso e compare-a com a sua peça de prata.

Se a sua prata for demasiado leve, é muito provável que tenha sido revestida com outro metal. Se pesar mais, pode haver chumbo na liga do núcleo.

Se tiver uma peça de prata original, compare o seu peso com o da peça em questão.

O teste da lixívia

Como saber se a prata é verdadeira? Faça um teste de lixívia! Pegue num cotonete com um pouco de hipoclorito de sódio (lixívia para a roupa) e esfregue sobre o objeto de prata. A prata genuína reage rapidamente com a lixívia e fica preta.

Como saber se a prata é verdadeira: o teste ácido

Compre um kit de teste de ácido para prata e use luvas e óculos de proteção, porque o ácido é corrosivo. Use uma lima de joalheiro para riscar um pequeno canto do seu artigo. Risque até ao ponto de cortar mais profundamente do que a superfície exterior.

Aplique uma gota de ácido nessa linha riscada. Examine a cor, pois ela indica o tipo de metal de que a peça é feita. As cores amarela, castanha escura e azul significam outros materiais que não a prata.

As cores verde e castanha significam prata 500 e 800, que não são de alta qualidade. No entanto, se o ácido se tornar vermelho escuro, o artigo é de prata 925. Por outro lado, um tom vermelho vivo significa que é prata fina genuína.

Se quiser um método mais seguro e menos complicado, experimente usar coca-cola. Se tiver uma peça de prata manchada, mergulhe-a num copo de coca-cola. Retire-a após alguns minutos e lave-a com água morna. Se for uma peça genuína, a mancha será removida.

O teste do som (anel)

Para este teste, terá de utilizar moedas de prata. Bata no objeto com a sua moeda e ouça se ouve um som agudo ou um eco. Se o contacto produzir um som de batida fraco, poderá tratar-se de um objeto metálico banhado a prata falsificado. Também pode bater nas moedas com outro objeto metálico e as moedas verdadeiras emitirão um som de batida agradável.

Como saber se a prata é verdadeira: o teste do polaco

Esfregue o seu anel ou colar de prata com um pano branco e macio. Se a prata for genuína, deixará marcas pretas no pano. Isso acontece porque a prata oxida quando entra em contacto com o ar. Essa oxidação é transferida para o pano quando se esfrega a superfície com ele.

A ausência de marca preta significa que a peça não é de prata e nem sequer tem um banho de prata.

O teste do isqueiro

Escolha uma área discreta da sua peça de joalharia para este teste. Aqueça essa área moderadamente com um isqueiro e observe a reação. Uma mancha preta escura significa que o metal é prata autêntica.

Pode fazer o mesmo teste com dois palitos de fósforo. Parta a cabeça de um palito de fósforo e coloque-o nessa área. Acenda outro palito de fósforo e use-o para acender a cabeça do primeiro palito. Quando o fogo estiver apagado, verifique se há uma mancha preta escura na superfície da joia. Se estiver lá, é prata autêntica.

A nódoa desaparecerá se esfregar a mancha com uma pequena quantidade de vinagre.

Conclusão

Existem várias formas de testar a autenticidade da prata, mas deve ter em atenção que nem todos estes métodos funcionam em todas as peças. Se as suas heranças de família tiverem valor sentimental e não puderem ser substituídas por outra coisa, é melhor levá-las a um avaliador que tenha experiência em testar peças antigas. No entanto, se estiver a comprar jóias novas ou se quiser apenas uma confirmação antes de comprarpeças em segunda mão, estes são os métodos para saber se a prata é verdadeira.

Como saber se a prata é verdadeira: FAQs

P. Como é que se pode saber se uma coisa é prata genuína?

A. Procure marcas e selos (símbolos impressos no metal) de autenticidade, tais como marcas de ensaio de fornecedores de confiança. As marcas indicam frequentemente a percentagem de metais no artigo, o local onde o objeto foi fabricado e o ano em que foi lançado.

Os testes com um íman, um cubo de gelo e lixívia também são populares, uma vez que não causam qualquer dano à peça. Faça um teste com isqueiro ou ácido apenas se estiver confiante de que não irá danificar a joia.

P. Como é que se testa o ácido de prata?

A. O ácido nítrico é normalmente utilizado para o teste de ácido, mas se não souber a concentração correcta, compre um kit de teste de ácido em prata. A prata genuína tornará o ácido vermelho vivo, enquanto a prata 925 o tornará vermelho escuro.

P. Como é que se pode saber se algo é prateado ou banhado a prata?

A. Se uma peça de prata for genuína, será mais pesada do que uma peça folheada a prata. O revestimento de uma peça folheada a prata descasca-se com o tempo, o que não acontece com uma peça de prata maciça. Além disso, pode encontrar a diferença verificando a marca do selo ou através dos testes de som, ácido e odor.

P. Como saber se a prata é verdadeira: a prata verdadeira fica colorida?

A. Sim. O embaciamento acontece porque a prata reage com o oxigénio do ar. De facto, não é a prata que reage ou muda de cor, mas sim a liga metálica que a compõe. Por esta razão, a prata genuína não mancha nem enferruja. Por outro lado, a prata 925 mancha porque a liga de cobre que a compõe reage com os elementos do ar e torna a peça amarelada ou preta.

P. Como é que se testa a prata com um íman?

A. Quando se encosta um íman à prata, o íman não se cola. Se se colar, sabe-se que a peça não é feita de prata autêntica. É necessário utilizar um íman permanente forte, como o de neodímio, para efetuar o teste.

P. Quanto vale uma corrente de prata 925?

A. O peso e o valor da marca são os dois principais factores que determinam o preço de um colar de prata 925. Pode custar entre 20 e algumas centenas de dólares. É claro que uma peça vintage terá um preço muito mais elevado.

P. Qual é o valor de 1G de prata?

A. O preço da prata pode flutuar um pouco, dependendo da situação do mercado. Com base no valor atual do mercado, uma barra de prata de um grama custa $0,74.




Barbara Clayton
Barbara Clayton
Barbara Clayton é uma renomada especialista em estilo e moda, consultora e autora do blog Style by Barbara. Com mais de uma década de experiência na indústria, Barbara se estabeleceu como uma fonte de referência para fashionistas que buscam conselhos sobre todas as coisas relacionadas a estilo, beleza, saúde e relacionamento.Nascida com um senso de estilo inerente e um olho para a criatividade, Barbara começou sua jornada no mundo da moda ainda jovem. Desde esboçar seus próprios designs até experimentar diferentes tendências da moda, ela desenvolveu uma profunda paixão pela arte da autoexpressão por meio de roupas e acessórios.Depois de se formar em Design de Moda, Barbara aventurou-se no mundo profissional, trabalhando para prestigiadas casas de moda e colaborando com designers de renome. Suas ideias inovadoras e compreensão aguçada das tendências atuais logo a levaram a ser reconhecida como uma autoridade em moda, procurada por sua experiência em transformação de estilo e marca pessoal.O blog de Barbara, Style by Barbara, serve como uma plataforma para ela compartilhar sua riqueza de conhecimento e oferecer dicas e conselhos práticos para capacitar as pessoas a liberar seus ícones de estilo internos. Sua abordagem única, combinando moda, beleza, saúde e sabedoria de relacionamento, a distingue como um guru de estilo de vida holístico.Além de sua vasta experiência na indústria da moda, Barbara também possui certificações em saúde etreinamento de bem-estar. Isso permite que ela incorpore uma perspectiva holística em seu blog, destacando a importância do bem-estar interior e da confiança, que ela acredita serem essenciais para alcançar o verdadeiro estilo pessoal.Com um talento especial para entender seu público e uma dedicação sincera para ajudar os outros a alcançarem o melhor de si, Barbara Clayton se estabeleceu como uma mentora confiável nas áreas de estilo, moda, beleza, saúde e relacionamentos. Seu estilo de escrita cativante, entusiasmo genuíno e compromisso inabalável com seus leitores fazem dela um farol de inspiração e orientação no mundo em constante evolução da moda e do estilo de vida.